Par Perfeito

Par Perfeito

O-lá!

O professor alfabetizador sabe que, para que o processo de construção da leitura e escrita seja eficaz, é essencial desenvolver habilidades além do reconhecimento das letras, não é mesmo?

Hoje, quero destacar a importância da atenção na alfabetização. Ah, mas espere, apesar de eu estar falando sobre alfabetização, essa habilidade cognitiva é  fundamental para o processo de aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.

Na verdade, a atenção é um indicador-chave do desempenho acadêmico das crianças. Uma boa capacidade desta habilidade contribui para que elas filtrem distrações e se dediquem totalmente às atividades educativas, como a identificação de fonemas, a compreensão de textos ou a resolução de problemas matemáticos.

As dificuldades de aprendizagem muitas vezes têm raízes na falta de atenção. A pesquisadora Newra Tellechea Rotta destaca que:

O transtorno da atenção e sua relação com as dificuldades para aprendizagem constitui a principal causa que leva crianças em idade escolar à consulta neuropediátrica.  (ROTTA, 2006, p. 301).

Diante dessa realidade, é fundamental buscar recursos educacionais que estimulem a atenção. O jogo “Par Perfeito” é uma ferramenta valiosa nesse sentido. Desenvolvido para crianças em processo de alfabetização, o jogo incorpora elementos que promovem o desenvolvimento cognitivo. Vamos ver como utilizá-lo?

Sugestão de Uso:

  1. Coloque as cartas com letras embaralhadas em uma pilha.
  2. Espalhe as cartas com figuras sobre a mesa, com as imagens viradas para baixo.
  3. Um jogador deve virar uma carta da pilha de letras e observar as cores que aparecem na margem inferior. Essas cores, na mesma sequência, servem como pista para encontrar a carta com a figura cujo nome é possível escrever utilizando as letras embaralhadas.
  4. Na sua vez, cada jogador vira uma carta de figura. Se as cores e a sequência correspondem, a figura correta foi encontrada. O jogador então pode ficar com as cartas, desde que escreva o nome da figura antes.

Variação: Você pode pedir para as crianças fazerem um palpite, ou seja, utilizando as letras disponíveis na carta escreverem o nome que acham ser o da figura, antes de virar uma carta da mesa. Ganha o jogo quem conquistar mais cartas.

E aí, o que achou do jogo “Par Perfeito” e das dicas que compartilhei? Adoraria saber a sua opinião! Deixe um comentário abaixo e vamos trocar ideias sobre como enriquecer o processo de alfabetização e desenvolvimento cognitivo das crianças.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

ROTTA, Newra Tellechea. Transtorno da atenção: aspectos clínicos. In: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006.  


Clique no link abaixo para adquirir o arquivo PDF contendo:

  • 24 cartas com imagens;
  • 24 cartas com letras embaralhadas;
  • 01 embalagem;
  • Instruções de uso.

ATENÇÃO! Antes de finalizar o pedido confira se você cadastrou corretamente o seu e-mail. Após a finalização, o arquivo estará disponível para download acessando ‘Minha Conta’ no canto superior direito da tela, na seção Downloads, e também é enviado para o seu e-mail. Verifique a caixa de SPAM. Qualquer dúvida , entre em contato.

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *