Cruzadinhas com letras móveis

6th jun 2012

Admito, esta atividade causa um certo alvoroço (rsrs), mas compensa porque as crianças gostam muito e promove aprendizagem. E não é exatamente esse o nosso objetivo? Então vamos nessa!!!

Materiais necessários:

- Muuuitas letras móveis (EVA ou fichas);

- objetos diversos em uma caixa ou sacola (bijuterias, brinquedos…)

Como desenvolver a atividade:

- É recomendável um espaço amplo;

- organize duplas e distribua letras;

- retire da caixa um objeto;

- as crianças deverão escrever com as letras móveis o nome do objeto;

- depois diga para as crianças pensarem  em outras palavras que podem ser escritas, mas formando uma cruzadinha com a palavra escrita anteriormente. Possivelmente vai haver diferença nas palavras e nas maneiras que as crianças encontrarão para organizar a cruzadinha. Aproveite para promover uma conversa com elas sobre as escolhas feitas e corrigir caso seja necessário.

Por fim, que tal registrar todas as palavras escritas com as letras móveis em um papel craft e expor em um local bem visível?!

Bjuus

Conheça nossa apostila em PDF:

 

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

Deixe uma resposta