Alfabeto sensorial

22nd jan 2013

Oie! A sugestão de hoje começa com a produção de um alfabeto sensorial. O detalhe é que esse alfabeto não é para bonito. Quero dizer, não é para ficar exposto no alto da parede. Pelo contrário, deve ficar exposto em um local de fácil acesso às crianças. Assim, elas  poderão passar as mãos e sentir as diversas texturas, além de facilitar a  aprendizagem do alfabeto. No entanto, preciso ser sincera, a vida útil desse alfabeto é limitada, mas vale a pena mesmo assim porque vai produzir aprendizagem.

Você vai precisar:

– 26 folhas de papel cartão;

- Sementes, folhas secas, algodão, tinta, cola colorida, miçangas, botões, areia, papel bolha,  papel crepom, rendas, retalhos, enfim tudo que você puder utilizar para servir de textura diferente.

– cola;

– tesoura.

Procedimento:

Comece fazendo o risco da letra, passe cola, e, por fim, cole a textura.

* Você também pode colocar um pouco de essência em algumas letras. Com toda certeza as crianças vão amar sentir o cheirinho.

Observação: Esse alfabeto pode muito bem ser construído com o auxílio das crianças.

 

Hora da brincadeira:

Após o alfabeto ser fixado na parede, coloque uma venda nos olhos de uma criança e peça para ela passar as mãos nas letras e dizer em voz alta o nome das mesmas.

Uma outra sugestão é você dizer o nome de uma letra e a criança procurá-la apenas utilizando o tato.

 

Então, gostou?

Deixe um comentário aí, assim tenho mais ânimo para continuar postando…hehe

bjooos

Já conhece esta nossa apostila em PDF? Estamos compartilhando com um valor super acessível! Confira em nossa loja!

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Formação em Avaliação Dinâmica do Potencial de Aprendizagem e em PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental) pelo CDCP (Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná) Centro de Treinamento Autorizado pelo Hadassah Wizo-Canada Reserach Institute e pelo ICELP - The Internacional Center for the Enhancement of Learning Potential, Jerusalém - Israel. Experiência em alfabetização e dificuldades de aprendizagem. Autora do e-book: "Mamãe, deixe-me crescer" e idealizadora da Revista Psicosol. Ama ler e tem levado bem a sério a sua brincadeira de escrever.

23 comments on “Alfabeto sensorial

  1. Andrea Bernardes on said:

    Adorei suas dicas

  2. Deise Moreto on said:

    Oi Solange! Eu amo seu site, e estou sempre de olho no que você posta no Facebook também. Sou graduanda em Psicopedagogia, e seus materiais tem sido muito inspiradores para mim! Obrigada… e Parabéns!

  3. claridiana on said:

    amei seu blog, vou utilizar em sala de aula, com certeza os resultados serão muito bom e as crianças iram amar..

  4. Cristiane on said:

    Continue… Não desanime… Seu site é show. Parabéns! :)

  5. puxa vida, seu blog é TDB, obrigada, obrigada, obrigada

  6. CANDIDA on said:

    AMEI ESSA IDÉIA. VOU FAZÊ-LO. ELE SE ENCAIXA CERTINHO COM MEU PLANO DE TRABALHO, O CORPO E AGORA ESTOU TRABALHANDO COM A PERCEPÇÃO TÁTIL. SHOW DE BOLA. PARABÉNS PELO TRABALHO.

  7. Parabéns pela belissima e simples ideia!! Sucesso e abraço

  8. Estou gostando muito das atividades… Obrigada por compartilhar!!

  9. Estou amando suas dicas! Vou confeccionar, com cert eza. Utilizo muitos materiais adaptados..fiz uma variação do lince também. Vou postar no blog. Passa lá.
    Bjs

  10. Maravilhoso! Amo seu site!

  11. Ana Lucia on said:

    Parabéns pelo trabalho,excelente as suas ideias.Tenho uma filha de 5 anos com diagnostico de Autismo vc tem algum material que poderia me sugerir pra trabalhar com ela.Ex: Identificação de números,letras etc.Abraço

    • Solange Moll on said:

      Olá, Ana Lucia!
      Sugiro que você faça as letras e os números com massinha de modelar, com argila, com guache em papel pardo (grande)…
      Acompanhe nossas postagens, toda quarta-feira temos novidades. Um beijão em você e na sua filha.

  12. Beth Meleti on said:

    Estou em Portugal e trabalho num jardim de infância, há imensas sugestões suas que vou adaptar. continuação deste excelente trabalho. Parabéns e Felicidades, obrigada pelas dicas

    • Solange Moll on said:

      Beth, eu só posso dizer que são comentários iguais ao seu que me fazem acreditar que o meu trabalho é útil. Agradeço a você por ter dedicado um tempo seu para deixar um comentário aqui. Um beijão muito carinhoso em você e, por favor, dê um beijão nas suas crianças por mim. Volte sempre!

  13. amei as dicas vou trabalhar com meus alunos!!Parabéns!!obrigada por compartilhar seu trabalho com tantas pessoas!!!

Deixe uma resposta